terça-feira, 20 de março de 2012

Aziz Nacib Ab'Saber

Morre o decano da geografia no Brasil
Morreu na manhã desta sexta, em casa, de infarto, aos 87 anos, Ab’Saber, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (Universidade de São Paulo) que ao longo da carreira desenvolveu pesquisas e tratados nas áreas de ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia e geografia.


O pesquisador Aziz Nacib Ab'Saber, filho de libanês, nasceu em São Luís do Paraitinga (SP) em 24 de outtubro de 1924. Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em geografia física e referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas.

Ab'Saber foi presidente da SBPC entre 1993 e 1995 e trabalhou, até esta quinta (15), no Instituto de Estudos Avançados da USP.

O professor recebeu diversos prêmios em sua trajetória, entre eles o Prêmio Jabuti em ciências humanas (1997 e 2005), e em ciências exatas (2007); o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia; a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

 Obra completa

De acordo com a SBPC, ontem, um dia antes de morrer, o professor visitou a entidade e entregou, em um DVD, a sua obra consolidada, de 1946 a 2010. O objetivo é distribuir o material entre amigos e universitários..

Registramos aqui, nosso pesar, mas, acima de tudo, nosso reconhecimento pela contribuição ofertada aos geógrafos brasileiros e do mundo, por este grande estudioso da geografia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário