sábado, 10 de março de 2012

Tempestade Solar

 Como previsto a tempestade solar que atingiu a Terra e que parecia se dissipar, foi forte ao ponto de ser o evento geomagnético mais importante desde 2004, afirmaram especialistas. Segundo eles, “aguardamos ainda mais atividade para este final de semana”.
Apesar de a radiação ter causado poucos transtornos na rede elétrica, ainda assim acabou por obrigar companhias aéreas que possuem rotas em torno dos polos a desviar suas rotas. Imagens impressionantes se formaram nessa região, tendo em vista a magnitude do evento.
Este fenômeno começou na terça-feira a noite, quando diversas explosões solares lançaram partículas carregadas em velocidades astronômicas em direção ao planeta Terra.
No norte dos Estados Unidos houve muitos registros de aurora boreal, fenômeno este que acontece quando partículas carregadas entram em contato com o campo magnético da Terra, formando assim, luzes coloridas no céu noturno.
Alguns especialistas estão preocupados pelo fato de que, diferente do último máximo solar que houve, quando não éramos tão dependentes das tecnologias atuais como satélites GPS, possa assim haver maiores transtornos, por causa dessa dependência atual.
No entanto, acredita-se, principalmente no meio científico que não há motivos para pânico e nem tão pouco para grande preocupação.
Por William Camargo/FPM






Nenhum comentário:

Postar um comentário